Teletrabalho: como trabalhar fora do escritório?

Mas afinal o que é teletrabalho?

Teletrabalho é trabalho a distância, é trabalho remoto, é trabalhar fora do local regular de trabalho (ex. fora do escritório).
O COVID-19 regra geral levou grande maioria das empresas, senão todas ainda que em parte, a recorrer ao teletrabalho como forma de combater o alastramento da pandemia. Para que empresas e a economia, não entrar em rutura pior do que pandemia, por si só, já causou, foi redescoberta o teletrabalho, ainda que esta não possa substituir de todo a rotina de uma empresa, consegue-se produzir muito na empresa.

Esse post de blog que você está lendo foi produzido no regime de teletrabalho. Mas, e se, minha empresa ou a empresa onde trabalho tivermos grandes dificuldade em implementar o teletrabalho, assim como delinear as tarefas a serem desempenhadas durante o teletrabalho?

O teletrabalho pode ser menos ou mais moroso de se implementar na empresa se a empresa não aderir ao aliado tecnológico nos processos internos e diários durante a sua operação. As tecnologias de informação descomplicam muito esse cenário criando as empresas condições de operar durante e pós a pandemia de modo mais eficiente. Apresentamos algumas de entre várias tarefas que as empresas podem executar durante o teletrabalho, se preparando melhor para o pós pandemia e o re-erguer da economia. A empresa pode:

1 – Manter contacto com clientes através do contacto telefone;
2 – Atualizar a base de dados de clientes (alteração de endereço pendente, analisar produtos e serviços ativos, inativos ou cancelados);
3 – Efetuar análises dos vários departamento interno na empresa (procurar onde pode-se melhorar);
4 – Delinear estratégias de ação pós período de teletrabalho;
5 – Atualizar o website com novos conteúdos;
6 – Desenvolver ou atualizar documentos\regulamentos internos;
7 – Criar estratégias de marketing e marketing digital visando pós teletrabalho;
8 – Efetuar pesquisas de produtos, processos, via internet;
9 – Efetuar manutenção de ferramentas de trabalho;
10 – Efetuar inventariação continua de stock usando sistemas digitais;
11 – Manter contacto com membros de equipa via chat ou videochamada, instigando a melhoria contínua na equipa:
12 – Rever finanças e despesas procurando ajustes de possíveis melhorias;

Portanto existem várias tarefas onde pode-se realizar em regime de teletrabalho e muito mais não mencionados na lista, todavia como você deve ter notado, a tecnologia deve ser abraçada e não apenas pelas grandes empresas, mas principalmente pelas pequenas empresas onde as dificuldades agravam-se em dias de pandemia. Na Cabotec por exemplo, o teletrabalho foi possível ser implementado no dia seguinte após o decreto-lei emergencial anunciada pelo presidente de Cabo Verde. A Cabotec possui implementado desde 2017 um sistema de gestão cloud integrada diretamente ao nosso website www.cabotecsolutions.com onde o gestor e os colaboradores podem efetuar o login e executar as tarefas de operação diária da empresa.

Conclusão

Recapitulando os assuntos abordados:

– Teletrabalho é trabalho a distância, é trabalho remoto, é trabalhar fora do local regular de trabalho.
– A implementação de tecnologias de informação nas empresas auxiliam no teletrabalho e período pós teletrabalho;
– Pequenas empresas podem implementar tecnologias de informação e serem mais competitivas no mercado;

Se você tem alguma dúvida relativamente aos procedimentos para aderir a tecnologias de informação a Cabotec Solutions pode lhe ajudar!

Imagem de Goumbik por Pixabay